O Alentejo é uma região de Portugal que se destaca por sua extensão de vinhas e suas vastas colinas, clima ensolarado e tradição vinícola enraizada. Nesse cenário, surgem os vinhos Alentejanos, que representam a riqueza do local.
Se você está em busca de opções autênticas que capturam a qualidade do vinho regional Alentejano, não deixe de saborear a história, a cultura e a paixão que estão por trás de cada garrafa, destacados neste texto.
Vamos explorar o que torna os vinhos do Alentejo tão ricos na localidade de Évora, com destaque para os rótulos portugueses EA, da Adega Cartuxa.

Alentejo: características sobre a região
Situado no sul de Portugal, o mapa da região do Alentejo possui 21.970 hectares de vinhedos, espalhados pelos distritos de Portalegre, Évora e Beja.
Apesar de registros históricos indicarem que a viticultura por lá tenha raízes que remontam ao tempo do Império Romano, foi apenas no final do século XX que a região começou a ganhar destaque de forma internacional.
Em 1989, estabeleceu-se a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, com a missão de promover os vinhos Alentejanos no mercado doméstico e no mundo todo, de forma geral.
Vinho alentejano mais famoso do Brasil
Novos rótulos dos vinhos EA são 100% feitos com papel reciclável

Clima e terroir: o encanto do vinho português Alentejano
Alentejo é uma região que se destaca pelos vinhos tintos de corte, mas que não deixa a desejar quando o assunto são vinhos brancos e rosés.
Considerado um dos berços da produção vinícola em Portugal, o local é famoso por seus campos dourados e, em seu coração, possui a Adega Cartuxa, que chama a atenção como um dos mais prestigiados produtores de vinhos da região.
Suas condições naturais propiciam o cultivo de uvas. Seu clima quente e seco, aliado a solos únicos, cria um terroir singular, que influencia diretamente no caráter dos vinhos Alentejanos.
Com paisagem plana, Alentejo se caracteriza por extensas planícies e suaves elevações. Os tipos de solo variam dependendo da sub-região, compostos, quase que em sua totalidade, por rochas como xisto, argila, mármore, granito e calcário.
Indiscutivelmente, é uma área vinícola notável, e os vinhos EA (da própria Adega Cartuxa), refletem com elegância a identidade e autenticidade deste terroir.

Uma região diversificada em castas
O Alentejo é uma região rica e diversificada quando se trata de variedades de castas. Uvas como Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet, Antão Vaz, Arinto, Roupeiro e Syrah são apenas algumas das icônicas variedades encontradas por lá, abrangendo tanto as uvas tintas quanto as brancas e rosés.
O vinho tinto clássico do Alentejo é uma mistura tradicional de Aragonez, Trincadeira e Castelão. No entanto, nos últimos anos, tem se tornado mais comum incorporar uvas como Touriga Nacional, Syrah e Alicante Bouschet.
De forma geral, cada uma das castas contribui com sua personalidade única para os vinhos Alentejanos, oferecendo uma ampla gama de alternativas, capazes de encantar todos os tipos de paladares.

EA e sua tradição em Évora
O vinho EA é uma produção da Adega Cartuxa, localizada no Alentejo, em Évora. Cuidadosamente elaborado a partir das vinhas da Fundação Eugénio de Almeida, o rótulo ganhou ainda mais notoriedade em 2023.
Isso porque a Fundação Eugénio de Almeida, proprietária da Adega Cartuxa, está celebrando seus 60 anos de história e está lançando o novo rótulo do vinho EA: agora, ele é fabricado com papel 100% reciclável, contribuindo com a diminuição no impacto ambiental causado pelo uso de plástico.
Seu design elegante e contemporâneo destaca a qualidade e a tradição da marca, tornando-o uma ótima alternativa para presentear quem você mais ama ou para desfrutar em momentos especiais.
Brinde à vida com um vinho Alentejano único
Cada garrafa de EA é um convite para viver o Alentejo. Os vinhos EA são a prova do compromisso com a qualidade, a tradição e a inovação da Adega Cartuxa, que continua a encantar apreciadores desta bebida em todo o mundo.