Vinhos portugueses: uma viagem pelo sabor e pela tradição

Que tal explorar as riquezas e a tradição dos vinhos portugueses? Continue a leitura e descubra histórias incríveis

Se você é um apreciador de vinhos, com certeza já ouviu falar da tradição dos vinhos portugueses. Afinal, Portugal é um país que há séculos cultiva essa tradição, produzindo alguns dos vinhos mais renomados e apreciados em todo o mundo.

Com uma diversidade de regiões vinícolas e uma tradição enraizada, com destaque para a Adega Cartuxa, os vinhos portugueses oferecem uma experiência única em cada gole.

Neste texto, vamos explicar a história do vinho em Portugal e quais são os melhores vinhos do país. Continue por aqui e boa leitura!

Teste seus conhecimentos

Participe do nosso quiz sobre vinhos

A história dos vinhos portugueses

Os vinhos portugueses tiveram o início da sua trajetória por volta de 2.000 A.C., graças aos tartessos que habitavam o sul da Península Ibérica (civilização histórica caracterizada por um misto de traços ibéricos pré-históricos e fenícios). Após isto, outras civilizações, como o Império Romano, também contribuíram com técnicas e variedades de uvas na região.

Entretanto, apenas no século 12 ocorreu o reconhecimento internacional dos rótulos portugueses, quando os primeiros vinhos foram exportados para a Inglaterra, o que os tornou muito populares.

Em 1386, devido a esse estrondoso sucesso, foi elaborado o Tratado Comercial de Windsor, que perdura até os dias atuais. Resumidamente, o acordo comercial, diplomático e histórico entre Portugal e a Inglaterra (e posteriormente com o Reino Unido), estabeleceu uma aliança militar e comercial entre os dois países, com o objetivo de fortalecer os seus laços econômicos e proteger os seus interesses mútuos.

Com os vinhos portugueses em ascensão, à época conhecidos como “Vinho do Porto Original”, o país ganhou destaque na Europa e levou o estadista Marquês de Pombal a regulamentar a produção regional, o que garantiu a primeira Denominação de Origem portuguesa.

Nos anos seguintes, surgiram outras variedades de vinhos portugueses, que acabaram conquistando apreciadores de todo o mundo. Com a entrada de Portugal na União Europeia na década de 1980, o país impulsionou ainda mais o setor, fortalecendo a vinificação e a exportação do produto.

Participe e concorra a um kit com 3 vinhos EA!

Serão enviados 30 kits no total.

Das vinhas ao copo: os segredos dos vinhos portugueses

Portugal tem tradição na produção de vinhos, sendo conhecido por clássicos como o Vinho do Porto e o Vinho da Madeira. Com mais de 250 variedades de uvas locais e muitas regiões vitivinícolas, o país criou rótulos que cativam os paladares mais exigentes.

Confira agora as principais regiões vinícolas e os tipos de vinho de Portugal, bem como as uvas em destaque de cada área:

Douro

Aqui, é produzido o Vinho do Porto. Com lindas paisagens, a área é banhada pelo rio Douro. O Vinho do Porto se destaca por sua fortificação de aguardente vínica, o que aumenta a sua graduação alcoólica, bem como o seu teor de açúcar residual, categorizando-o como doce. Nas últimas décadas, a produção de vinhos brancos e tintos não fortificados cresceu muito na região também.

Vinho alentejano mais famoso do Brasil 

Novos rótulos dos vinhos EA são 100% feitos com papel reciclável

Alentejo

No sul de Portugal, encontramos o vinho português alentejano. Entre as principais vinhas plantadas na região, estão castas tradicionais do Alentejo como a Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira. Também é possível encontrar a bebida produzida com as castas Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Syrah, dentre outras. Grandes vinícolas portuguesas, como a Adega Cartuxa e a Tapada do Chaves, estão localizadas no Alentejo, que é a maior região em dimensão geográfica do país.

Madeira

A Ilha da Madeira, situada no Oceano Atlântico, se destaca pela produção do famoso vinho português Madeira. Sua fabricação utiliza uvas como a Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Tinta Negra. O Vinho da Madeira é fortificado, assim como o Vinho do Porto.

Vinhos Verdes

A Denominação de Origem dos Vinhos Verdes é uma das maiores de Portugal. Apesar do nome, não produz vinhos de cor verde, mas sim os tradicionais brancos, rosés e tintos. Localizada no Norte do país, é vizinha da Galícia (Espanha). As principais castas dos brancos são Alvarinho, Arinto, Avesso, Azal, Loureiro e Trajadura, enquanto das tintas são Alvarelhão, Amaral, Borraçal, Espadeiro, Padeiro, Pedral, Rabo de Anho e Vinhão.

Bairrada

Localizada na província da Beira Litoral, na região do Centro, entre o Dão e o Atlântico, possui clima tipicamente atlântico. Durante o amadurecimento das uvas, há uma grande variação de temperatura, chegando a até 20ºC de diferença entre o dia e a noite, garantindo a acidez das frutas e o frescor dos vinhos, com a casta Baga como protagonista.

Dão

Caracterizada por suas vinhas plantadas em solos xistosos e graníticos, essa região é conhecida por produzir vinhos com ótima acidez e que envelhecem muito bem na garrafa. Quando o assunto é destaque de uvas, podemos citar a Touriga Nacional. Historicamente, os vinhos do Dão são muito distintos dos da área vizinha da Bairrada, sendo mais finos, macios e longevos.

Península de Setúbal

É uma região reconhecida por sua tradição na produção de vinhos de qualidade, com destaque para o Moscatel de Setúbal. As vinhas incluem variedades como Castelão, Arinto, Fernão Pires e Moscatel, que crescem em diversos solos e climas. A região também produz vinhos licorosos a partir da uva Moscatel Roxo, com grande complexidade de aromas.

Vinho português EA: tradição portuguesa diretamente da Adega Cartuxa, em Évora

Quando se trata de qualidade e sabor em Portugal, o vinho português EA está entre os melhores vinhos portugueses. Embalados com a essência do Alentejo, são opções que cativam os paladares mais exigentes.

Aliás, o vinho português Alentejano EA ganhou ainda mais notoriedade em 2023, devido ao aniversário de 60 anos da Fundação Eugénio de Almeida, instituição que é proprietária da Adega Cartuxa. Agora, o seu rótulo é feito com papel 100% reciclável, reduzindo o seu impacto ambiental. Seu design elegante e contemporâneo enfatiza a qualidade e a tradição, tornando-o uma excelente escolha para presentear ou apreciar nas mais diversas ocasiões.

Brinde à vida com os melhores vinhos portugueses

Os vinhos portugueses são verdadeiras joias enológicas, que refletem a riqueza da tradição e da diversidade das regiões vinícolas de Portugal, com destaque para os rótulos EA.

Explore o mundo dos vinhos EA da Adega Cartuxa e brinde às novas experiências, com excelência, amor e amigos em foco.

Compartilhe

Uma das principais importadoras de vinhos e azeites do Brasil.

Conta com distribuição para todos os 26 estados e Distrito Federal

Doamos 10% dos lucros para instituições que se destacam na prestação de serviços à população carente, principalmente nas áreas da educação e saúde.

Realizamos doações mensais para o Projeto Somar (São Paulo), Instituto Heleninha (São Paulo), Gerando Falcões (São Paulo), Hospital de Amor (Barretos), Parceiros da Educação, Todos Pela Educação e o Médicos sem Fronteiras. 

AF_CARTUXA_60ANOSFEA_MOSAICO (1)
logo-adega-alentejana-02

Para acessar nosso site, é necessário ter idade legal para consumo de bebidas alcoólicas.

Você tem mais de 18 anos?

Beba com responsabilidade.